Confira tudo sobre o certificado da Escola Brasileira de Cursos

Saiba como funciona e todos os dados do certificado da EBRAC!

Certificado

1- Legalidade

O MEC (Ministério da Educação), trata da política nacional de educação em geral, mas autoriza apenas cursos de graduação e pós-graduação. Já as escolas de ensino médio, técnico e profissionalizantes, o reconhecimento e a autorização são de responsabilidade das Secretarias de Educação dos Estados. Todavia, embora os cursos sejam isentos de fiscalização e reconhecimento pelo MEC, a Escola Brasileira de Cursos adota critérios acadêmicos e didático-pedagógicos exigidos a qualquer outra modalidade de curso, seja ele “Livre" ou não, presencial ou à distância.

Os cursos oferecidos pela Escola Brasileira de Cursos, denominados “Cursos Livres", caracterizam-se como uma modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar aos estudantes, de forma rápida e, sem exigência de grau de escolaridade, conhecimentos que lhe permitam desenvolver novas competências, além do aperfeiçoamento, qualificação e atualização em diversas áreas como, por exemplo: informática, webdesign, programação, criação de games, entre outras.

A Constituição Federal em seu artigo 205, “caput", prevê que a educação é direito de todos, e será incentivada pela sociedade. Dessa forma, o portal ebrac.com.br age conforme permissivo legal, isto é, com o intuito de incentivo educacional. Tal prática é defendida também pelo artigo 206 da nossa Carta Magna, que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber".

As instituições que oferecem este tipo de curso têm direito de emitir certificados aos alunos em conformidade com a Lei nº 9.394/96, Art. 39, § 2°, Incisos I, II e III, Art. 42, Art. 67 e o Decreto nº 5.154/04.

Os cursos são "Livres" pois não atendem a exigências tais como: carga horária, duração, disciplinas ou grau de escolaridade, além disso os cursos livres não se classificam como cursos técnico profissionalizantes ou de graduação ou de pós-graduação.

Por isso, destacamos novamente que não é um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.

Nossos certificados são válidos em todo território nacional e são amplamente aceitos no mercado e na academia.

O certificado tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita, não podendo ser usado para outros fins.

No entanto, recomendamos para fins específicos de certificação, que o aluno consulte os regulamentos e as regras das instituições de cada seletiva, concurso ou entrevista que pretende apresentar as certificações ou verificar as especificidades de cada edital para assegurar-se que os certificados emitidos pela Escola Brasileira de Cursos serão aceitos.

Cada instituição possui suas próprias regras e não é possível que Escola Brasileira de Cursos se responsabilize por isto. Caso tenha qualquer dúvida a respeito, entre em contato conosco.

2- Finalidade

Muitos alunos precisam obter os certificados para diversas finalidades: comprovar competências, apresentar em concursos públicos para somar pontos em provas de títulos, complementar carga horária em universidades, escolas técnicas e profissionalizantes e muito mais. Atendemos às exigências estabelecidas por empresas públicas e privadas, bem como por instituições acadêmicas. A escola Brasileira de Cursos oferece certificados reconhecidos nacionalmente, e você pode obtê-los de forma simples e prática.

O certificado digital da Escola Brasileira de Cursos é ecologicamente correto e a melhor forma de comprovar seus conhecimentos, podendo ser acessádo de onde e a hora que você quiser! Além de ser prático e ágil, você também contribui para a preservação do meio-ambiente!

Veja outras situações em que você poderá utilizar os nossos certificados:

- Extensão universitária (horas extracurriculares, atividades extracurriculares, horas complementares, atividades complementares);
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado (mediante verificação do edital);

3- Autenticidade

Cada certificado, digital ou impresso, possui no próprio corpo um código de autenticidade. Esse sistema torna único o certificado expedido por nossa instituição e é uma garantia de que os certificados foram emitidos pela Escola Brasileira de Cursos, dificultam a ocorrência de fraudes e aumentam a credibilidade aonde forem apresentados.

Todos os certificados emitidos pela Escola Brasileira de Cursos, podem ter sua autenticidade confirmada a qualquer momento, por qualquer pessoa, órgão público ou instituição que possuir o código, através da página https://ebrac.com.br/confirmar.html.

4- Custos

Ao final de cada curso o aluno poderá emitir gratuitamente uma cópia do certificado digital (no formato PDF), diretamente em nossa plataforma , na área dos alunos.

5- Dados

Nosso certificado de conclusão digital em PDF possui as informações necessárias para ser aceito como um certificado de conclusão em um curso livre.

Segue abaixo a lista de informações disponibilizadas em nosso certificado:

- Logotipo da Escola Brasileira de Cursos;
- Nome fantasia da empresa;
- Nome completo do aluno;
- Título do curso;
- Carga horária do curso;
- Data de início do curso;
- Data de conclusão do curso;
- Código de autenticidade do certificado;
- Link para confirmar a autenticidade do certificado;
- Assinatura e nome do Diretor da Escola Brasileira de Cursos;
- Relação de leis, decretos e normas que dão amparo legal aos cursos livres e validam o Certificado em todo o Brasil;
- URL da Escola Brasileira de Cursos;
- CNPJ da nossa instituição;

6- Modelo

Veja abaixo um modelo do Certificado de Conclusão de curso emitido pela Escola Brasileira de Cursos:

Modelo do certificado da Escola Brasileira de Cursos (EBRAC)